quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Dia da Mulher Presbiteriana


Este dia começou a ser comemorado a partir do 1º Congresso Nacional das SAFs , que foi realizado no ano de 1941, na IP do Riachuelo, na cidade do Rio de Janeiro. Ficou resolvido naquele Congresso adotar-se o 2º domingo do mês de fevereiro como o Dia da Mulher Presbiteriana. A data escolhida foi uma homenagem a D. Cecília Rodrigues Siqueira, que aniversariava.
Realmente devemos ter uma data comemorativa como essa por 3 razões e podemos enumerar muitas outras.
1ª razão – é bíblico reconhecer o valor do exemplo cristão (Hb.13:7)
Notem o texto em Pv 31:10 “Mulher virtuosa, quem a achará?  O seu valor muito excede o de finas jóias.
Notem o exemplo deixado em Pv 31:20 “Abre a mão ao aflito;  e ainda a estende ao necessitado.”.  Exemplos na infância de D. Cecília foi um exemplo de amor e abnegação e na baia da Traição, foi exemplo de dedicação com melhor aluna de português.
2ª razão – é bíblico retribuir com amor a fidelidade (Pv.17:17)
A esposa citada em Pv 31:11 “O coração do seu marido confia nela,  e não haverá falta de ganho.”, revela uma mulher que pratica a mordomia honesta e fiel (Mt.25:21).  No exemplo de Dona Cecília obervamos isso quando: saiu de Canhotinho (PE) depois de 12 anos de serviço acompanhando o marido; Socorrendo o ginásio em Alto Jequitibá (MG) e ensinando ao jovem Vivaldi Moreira.
3ª razão – é bíblico relembrar o trabalho de quem serve (Hb.6:10) A esposa virtuosa em Pv 31:26 “Fala com sabedoria,  e a instrução da bondade está na sua língua.”  Esse é parte do trabalho realizado por serviço amoroso: tradutora de hinos e dentre eles o hino “Não desanimes Deus proverá”, e autora inúmeras poesias, 15 anos de serviço como secretária geral, palestras no Brasil e fora dele, 1925 – Federação Sul de Pernambuco, que resultou do desdobramento da anterior. Sua 1ª Presidente foi Cecília Rodrigues Siqueira. etc.
Por isso digamos parabéns mulher presbiteriana.  Pv 27:2
"Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios."


Esboço do sermão do Rev. Arnaldo Matias, no dia da mulher presbiteriana em 2014

Nenhum comentário: