terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O apóstolo Mateus


Ao passar Jesus próximo ao telônio, chamou o cobrador de impostos, que tinha por nome Levi.  Assim ele é chamado pelos evangelhos quando apontam para o seu passado, mas ele mesmo reconhecendo sua vida passada, faz questão de mencionar que era cobrador de impostos.
Um dos pecados dos publicanos é mencionado por João Batista (Lc.3:12-1-14). A situação espiritual do publicano é revelada em nos lábios de Jesus em Mt. 18:17, como sendo de vida em pecado e Zaqueu (maioral dos publicanos) revela o enriquecimento ilícito dos cobradores de impostos (Lc.19:8).  No entanto o publicano que buscar perdão (Lc.18:10) e crer (Mt.21:32) em Jesus, é salvo.  A vida mudará, a atitude mudará.
Jesus não se intimida, paga impostos (Mt 17:24-27) para não haver escândalos.  Cita a oração do publicano (Lc.18:13),  come com eles e pede para um deles deixar a coletoria e segui-lo.
O prazer do publicano é receber os tributos para César, pois dai vem o seu sustento e status.  Para Mateus agora importa somente servir o Cristo, Jesus, que ama Mateus, mas não aprova o erro dos publicanos.

Jesus nos chama para segui-lo.  Deixemos o velho pecado e andemos com Jesus!

Nenhum comentário: