segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Responda e prove! Existe purgatório?


Existe um tipo de catolicismo que é puramente nominal.  A pessoa é católica mais não sabe nada da doutrina católica, infelizmente também existe o evangelicalismo nominal.  São pessoas que vão a igreja mas não sabem o que ensinam a igreja.  Tanto o padre como o pastor, estão sempre falando sobre como interpretar determinados textos das Escrituras.

Responda essa pergunta: "Existe purgatório?"

Encontrei um católico que disse que a ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) não crer em purgatório e nem ensina sobre isso.  Puro engano, pois ela ensina e crer. Veja esse site católico.

Para a igreja ICAR, quem cometeu pecado mortal e não venial, vai ao inferno, enquanto o venial conduz para o purgatório.  Para a essa igreja, depois da morte existem três situações: inferno, purgatório e céu (para aqueles que fizeram boas obras e foram santos o suficiente).

Não foi assim desde o início, o santo Agostinho escreveu:
"A fé católica apoiando-se na autoridade divina, crer que o primeiro lugar é o reino do céu, e o segundo , o inferno.  Desconhecemos completamente outro terceiro lugar; ainda mais, sabemos que a Escritura não fala de tal lugar"
O tempo passou e no concílio de Florença (1439), mais de 1000 anos depois do seu santo Agostinho ter vivido, declarou a existência, do nem a igreja católica defendia.

Alguns católico até citam o texto:
"se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo." (1Co 3:15)
Estaria falando de purgatório ?  Claro que não.  Pois o apóstolo não pode negar que Jesus é o único caminho para Deus, a salvação.  Jesus se declarou "eu sou o caminho", não um dos caminhos para o céu!  O texto do apóstolo Paulo se refere que no dia do juízo nossas obras serão postas a prova, não para a salvação, porém para receber o galardão.  O que passa pelo fogo são as obras, não o crente, por isso o apostolo Paulo escreveu "como que pelo fogo".  Salvação não é perdida, porque quem nos garante é Jesus!
O mesmo que escreveu I Co.3:15, escreveu também I Co.15:3:
"Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras"
Não precisamos de alguém orando pelo que morreu, porque Jesus já morreu, pagando o preço.
Muitos cristão passaram pelo fogo das fogueiras católicas, como preanunciado pelo apostolo Pedro:
"para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;1Pe 1:7
Um fogo foi acesso em Roma e muitos cristãos morreram queimados.  Assim tem sido provada a fé e a obra dos cristãos, ora pelo fogo literal, ora pelo não literal.

Não existe purgatório.  Não existe uma única menção nas Escrituras de tal lugar ou estado.

Lembre que:
"que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu.Hb 7:28 
e também:
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.Ef 2:8-9

Nenhum comentário: